You are here: Home // 5a Edição, Por Dentro do GEO // Por Dentro do GEO: Mapas como suporte as ações da Pastoral da Criança

Por Dentro do GEO: Mapas como suporte as ações da Pastoral da Criança

Este artigo descreve um exemplo de projeto cartográfico para a Pastoral da Criança, entidade sem fins lucrativos que trabalha com ações de educação e saúde visando o bem-estar social de crianças de 0 a 6 anos, no Brasil.

Os dados aqui são apresentados de maneira didática, para que sirvam como exemplo para que você, leitor, possa pensar em produzir mapas para seus clientes de forma eficaz e efetiva. Não se pretende aqui substituir os benefícios de se estudar mais a fundo a teoria para a produção de mapas temáticos – cuja li teratura recomendada encontra-se no final do artigo – ou mesmo substituir um profissional habilitado para tal, mas sim demonstrar como é o raciocínio para a produção de mapas profissionalmente.

Neste artigo consideramos que os mapas que resultarão deste raciocínio serão ferramentas para análise espacial ou mesmo produtos finais para apresentação, e que necessitam de um raciocínio de projeto cartográfico. Este raciocínio, base para todo este artigo, encontra-se sumarizado por Sluter (2008). A autora indica que o projeto para construção de mapas deve colocar em contato o universo do cartógrafo e do usuário, de forma a decidir a melhor forma de classificação e representação dos dados que compõem o mapa ou conjunto de mapas a ser confeccionados.

Para conferir essa matéria na integra, faça o download da 5a edição da Revista FOSSGIS Brasil.

Tags: ,

Leave a Reply

Copyright © 2009 Revista FOSSGIS Brasil. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress. WPTotal.