You are here: Home // 5a Edição, Artigos por coluna // Dados Abertos: Onde a informação é a regra e o sigilo a exceção

Dados Abertos: Onde a informação é a regra e o sigilo a exceção

Certamente você já procurou dados e informações geográficas em repartições públicas e/ou privadas para dar continuidade àquela dissertação, tese ou trabalho profissional e esbarrou ou na burocracia ou na ausência deles. Se isto aconteceu, não se preocupe, você não está sozinho. Isto ainda é um fato recorrente no Brasil.

Dados e informações espaciais de qualidade ainda são poucos, para não dizer escassos. Quando existem ainda estão em meios analógicos, e, se já estiverem digitalizados, muitas vezes estão defasados guardados dentro das gavetas das instituições que os detém. Você deve estar se indagando “gavetas”? Sim. “gavetas”! Em discos de CD ROM ou DVD-ROM. Dificilmente estará guardado em um disco rígido. É sério!

No entanto, mui to tem se falado que o país já é a sexta maior economia do mundo mas em termos de domínio do seu território sob a ótica das geotecnologias e, mais especificamente, dos dados e informações, parece que se anda em descompasso com o status econômico atual.

Para conferir essa matéria na integra, faça o download da 5a edição da Revista FOSSGIS Brasil.

2 Responses to " Dados Abertos: Onde a informação é a regra e o sigilo a exceção "

  1. Daniel Amorim disse:

    Finalmente a sociedade brasileira tem um instrumento que garante a cessão de dados permitindo a transparência e o desenvolvimento. Espero que esta não seja mais uma lei sem efeito no país. Ademais, achei a matéria muito boa. Parabéns aos autores. Que a revista Fossgis Brasil continue abordando temas de interesse de todos. Mais uma vez parabéns e, vida longa à Revista.

  2. […] background-position: 50% 0px ; background-color:#222222; background-repeat : no-repeat; } http://www.geocursos.net/fossgis – Today, 4:34 […]

Leave a Reply

Copyright © 2009 Revista FOSSGIS Brasil. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress. WPTotal.